11 de maio de 2012

Resenha: Livro Jogos Vorazes - Suzanne Collins

 Contém Spoilers 

Então, desde que lançou o filme e eu perdi nos cinemas (foi o modo como eu conheci a história) eu fiquei triste, porque eu queria de qualquer modo assistir. Então eu teria que esperar sair pra download na qualidade de imagem e áudio péssimos que sempre sai antes do DVD ser lançado oficialmente e eu não tava com paciência pra isso, minha curiosidade era maior. Foi quando eu descobri que não era só um filme e sim uma trilogia, resolvi ler o livro para diminuir a vontade do filme e ainda saber de mais detalhes que nós sabemos que não sai nas telas, resultado: Não me arrependi nem um pouco.

 É claro que antes disso eu li vários comentários sobre o livro, ótimos por sinal, inclusive sobre o filme também, falando sobre a atriz que soube interpretar adequadamente e isso aumentou a minha vontade. A história tem se espalhado entre o público e vem crescendo mais e mais desde o lançamento do filme, eu prefiro mil vezes assistir o filme agora que li os dois primeiro livros (estou na metade do terceiro) pois tudo ficou mais claro, e será muito mais gostoso quando eu assistir.

Mas vamos ao que interessa, a história se passa em torno de Katniss Everdeen de 16 anos e Panem com seus 12 Distritos. Explicando melhor, Panem é a América do Norte, só que em gerações futuras. Panem foi dividida em 12 distritos e a Capital que controla todo o país, tudo o que os distritos fabricam (cada um tem sua "especialidade") vai para lá. Eles fazem a roupa, alimento e muito mais dos que moram na capital, e não tem nenhum retorno disso, nada fica para eles, como resultado disso temos uma população miserável, passando fome e atendendo as vontades da Capital.

O primeiro pensamento que tive quando li algumas sinopses que falavam parecido foi "E porque eles não fazem nada contra isso?" Bom, eles fizeram, tentaram uma revolta a tempos atrás, resultou na destruição de um distrito, o Treze, e muitas mortes. Desde então qualquer um que falasse mal da Capital, poderia morrer, ser açoitado com chicotes, morrer enforcado, coisas que servissem como exemplo para que outros não ousassem fazer parecido. Além disso, essa revolta também causou a criação dos Hunger Games.


"O sistema da colheita é injusto, com os pobres conseguindo o pior. Você se torna elegível para a colheita no dia que completa doze anos. Nesse ano, seu nome entra uma vez. Aos treze, duas vezes. E assim por diante até completar dezoito, o último ano de elegibilidade, quando seu nome vai para a piscina sete vezes. Isso é certo para todo cidadão dentro de todos os doze distritos do país de Panem inteiro."

Colheita é como chamam a forma de seleção do casal de cada distrito para os games, eles são chamados de tributos, então serão encaminhados para a arena dos Games, que, como diz o livro "pode conter qualquer coisa de um deserto ardente a uma devastação congelada". Eles competem até a morte até que sobre apenas um vivo, o vitorioso, tudo isso para a diversão da Capital e também para mostrar aos outros que o governo está acima de qualquer um, que os Games é apenas uma consequência das revoltas, é um jogo psicológico incrível.

O livro é uma lista de críticas: capitalismo, ao trabalho dos pobres que enriquecem uma pequena parte das pessoas, a tudo que fazemos para arruinar o planeta de certa forma, a futilidades... Depois que você começa a ler o livro, você não consegue não ler os outros dois Em chamas e Esperança, isso eu garanto. É uma história dramática ao todo, disso não tem como fugir, mas perfeito. A inteligência de Katniss com o jogo, a sua força de manter a família desde o início com a morte de seu pai, de lutar contra o Capitol (a Capital) o triângulo amoroso que se segue entre Katniss, Peeta e Gale, que me arrancou algumas lágrimas, enfim... tudo é emocionante.

Tenho vontade de contar cada detalhe do livro e o quanto é bom, mas acho que estragaria um pouco a mágica que vem do ler o livro e cada frase ser uma surpresa. É isso, quem já leu sabe que o livro é muito mais do que eu já falei e só lendo pra saber como é realmente, pois eu jamais posso explicar as sensações. Beijocas!

Donwload dos livros aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário