9 de junho de 2012

Ginecologista... Oi?

Hoje em dia, muitas meninas deixam de visitar o ginecologista por medo, vergonha ou receio de que a mãe pense que você só quer ir no médico porque quer transar. Ginecologista é um médico importante como qualquer outro, e toda menina que já menstruou pela primeira vez deve ir ao médico saber se está tudo certinho.



Primeiro, como abordar minha mãe sobre o assunto? 

Você precisa disso, certo? Convença sua mãe disso, é uma necessidade. Não precisa inventar pra ela que está com uma doença rara e precisa visitar um ginecologista. Basta conversar com ela, que você precisa tirar algumas dúvidas, precisa saber como anda sua menstruação, resolver questões que só um médico pode esclarecer.


Escolho médico ou médica? 

Eu particularmente, escolheria uma ginecologista, acho que é mil vezes mais fácil lidar com uma mulher, sendo mulher também. Ela também sente o que você sente, ela passa por tudo que você passa, "ginecologicamente" falando (é, vocês entenderam, assim espero). Não duvidando da profissionalidade dos ginecologistas homens, lógico que não, eles tem a mesma formação, e são profissionais, mas, acho que escolhendo uma médica você se sentirá mais a vontade. 

Tá, estou de frente com a médica e minha mãe está do lado.

Se você não quer que sua mãe escute toda a conversa, fale pra ela que precisa fazer isso sozinha, que não tem nada à esconder (desde que não tenha mesmo), mas, que precisa encarar esse desafio de perder o medo da ginecologista. A médica é uma profissional, e ela vai respeitar perfeitamente sua vontade da sua mãe não saber do que conversaram. Faça da sua médica, uma confidente. 


Entrei no consultório, o que eu faço agora? 

Não precisa surtar, gata, ela irá te fazer perguntas simples, do tipo, sobre quando menstruou, como é seu ciclo e fluxo menstrual, se você sente alguma coisa que ela possa relacionar à uma DST (doenças sexualmente transmissíveis), se é virgem ou se você já transou, e se já, como foi e etc. Seja sincera e não esconda nada dela, pois isso pode te prejudicar e muito.  

Tenho uma dúvida e fiquei com vergonha de perguntar.

Eu aconselho você a fazer uma análise rápida antes de sair de casa, se perguntar o que você tem curiosidade de saber, fazer meio que uma listinha mesmo, das coisas que não pode esquecer de perguntar pra ela, até leve essa listinha com você, sem problemas. Tenho certeza que a médica vai entender seu nervosismo da "primeira vez" no ginecologista. Ela passa por isso muitas e muitas vezes, acredite.

Posso ir mesmo sendo virgem?

Deve! Você não passa a precisar ir ao ginecologista quando começa a ter uma vida sexualmente ativa, e sim desde a sua primeira menstruação, para tirar dúvidas, e até mesmo saber como anda sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário