18 de agosto de 2012

Resenha literária: O melhor de mim - Nicholas Sparks

Olá meninas, hoje é um post diferente do que vocês vêem por aqui, apesar de que, agora, com Cristiane nossa nova colaboradora isso vai ficar mais frequente :) Então vou roubar um pouco do assunto dela pra mim hoje e fazer essa resenha pra vocês de um livro que eu achei maravilhoso, aliás, as histórias de Sparks sempre são muito fodas... É um livro recente, foi publicado nesse ano ainda e muito bom! Confiram:

Eles começam a namorar no colégio, os pais são contra pois Dawson é um Cole e na cidade de Oriental isso significa muito, a família assusta a todos por serem violentos, matarem ou espancarem sem piedade qualquer um que se meter em seu caminho. Amanda tem pais bem sucedidos e isso já dá uma base a vocês da dificuldade dos dois para ficarem juntos. Mas isso não impede ela de ficar com ele mesmo com toda a pressão e briga dos pais, até que um dia, isso tudo acaba. Os dois tomam rumos diferentes, os anos se passam, eles se mudam.

Amanda vai para faculdade, se casa, tem quatro filhos e com a morte de um, o marido vira alcoólatra, o casamento se torna problemático, mas ela tenta superar e seguir em frente por seus filhos, apesar de que, depois de Dawson, sempre achou que faltava algo em sua vida. Dawson vive solitário, não conseguiu seguir em frente depois de Amanda, fez essa escolha e não havia outra pessoa que ele pudesse amar e viver ao lado o resto do seus dias se não fosse ela, após uma explosão na plataforma em que trabalhava, foi obrigado a voltar para casa, onde recebe um telefonema informando do falecimento de seu amigo, Tuck. É obrigado a voltar para tratar do velório do amigo, "coincidentemente" Amanda também.

O sentimento ainda vivo, e principalmente a amizade de Tuck, que antes de morrer, sabendo do amor dos dois, armou este reencontro, faz com que eles tenham um final de semana inesquecível que marcará para sempre os dois. E aí você começa a entender realmente como foi a história de amor dos dois na adolescência, quem era Tuck e o vínculo forte que ainda existe, o amor, e principalmente, o respeito de uma forma que faz de Dawson um grande homem, do tipo um em um milhão.

Confesso que nas primeiras páginas (ou deveria dizer nos primeiros capítulos?) o interesse não foi dos melhores pela história, a narrativa me confundiu um pouco porque ela é feita de uma troca de pontos de vista entre os personagens, se é que vocês me entendem. Mas no fim descobri o quanto tudo se encaixava e fora necessário também. Antes de chegar na metade do livro foi impossível parar e não desejar que os dois ficassem juntos para sempre.

O livro tem um pouco de alma gêmea, de destino, de sobrenatural, de drama... Ele me causou um misto de sensações, ora ficava nervosa e triste, ora compreendia e ficava feliz, e apesar de em um certo capítulo eu já ter ideia de como seria o final, chorei horrores antes mesmo das últimas páginas. Fiquei indecisa se gostei ou se queria matar Sparks pelo final, mas percebi que realmente, Dawson deu a Amanda o melhor dele e tudo valeu a pena.

Espero que esse post tenha despertado em vocês um certo interesse, eu jamais poderia dizer o quanto valeu a pena ler! Beijocas :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário