31 de outubro de 2012

Gostosuras ou Travessuras?


- O que é o Halloween?

Conhecido no Brasil como “O dia das bruxas”, o Halloween é a celebração mais antiga de todos os tempos, pois, surgiu a milhares de anos atrás e desde então, houve muitas influências de muitas culturas no decorrer dos séculos, até chegar ao que conhecemos hoje.

A palavra Halloween tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos", pois, ocorre um dia antes do “Dia de todos os Santos”, segundo a igreja católica.

A origem da lenda do “Halloween”, foi criada pelos druidas (Sacerdotes Celtas) que diziam que na noite do dia 31 de Outubro todos os espíritos mortos, bruxas, vampiros e demônios, se reuniam para fazer a grande festa, a que deram o nome de “All Hallow's eve”. Eles acreditavam que a temporada de inverno por ser escura, tinha ligação com os mortos, e era possível fazer contato com eles. Com isso, se fantasiavam com peles e cabeças dos animais que matavam para garantir alimento nessa estação.

Porém, como já dito no início, no decorrer dos séculos essa cultura foi ganhando outras influências, ate ser adaptada para o inglês, que ficou conhecido como Halloween, na qual deixou de ser uma festa para cultuar aos mortos e se tornou uma festa para crianças americanas e inglesas brincarem


Nessas regiões as crianças se fantasiam de ‘monstros’, bruxas, vampiros, múmias e batem na porta das casas, com uma cestinha, normalmente em formato de abóbora pedindo doces, através da frase “trick or treat” que significa “gostosuras ou travessuras” e caso não ganhem doces, Muahahaha aprontam alguma brincadeira com o dono da casa rs.

- Mundo da leitura.

Temos muitos livros que se enquadram no tópico do Halloween. Livros que falam de Bruxas, fantasmas e vampiros. Para o post não ficar muito extenso, separei somente dois dos meus preferidos:

Harry Potter (Nostalgia! Meu bruxo favorito de todos os tempos)


Série Crepúsculo (O Edward é meu meninas, deixo vocês com o Jack ok?)


Entre esses indico também: Diário de um Vampiro e A Mediadora.

  Happy Halloween's day to all (;


Nenhum comentário:

Postar um comentário