13 de junho de 2013

Trechos de livros


Fazia tempo que não vinha com algumas "rapidinhas" literárias, mas comecei a ler meu tumblr e vi que existiam tantos trechos de livros que posto e reblogo, que resolvi compartilhar algumas com vocês. Quem sabe surge algum interesse pelo livro só em ler algum trecho?


"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração…"

- O Pequeno Príncipe


Que tal um beijo, saumensch?
Ficou parado mais alguns instantes, com água pela cintura, antes de sair do rio e lhe entregar o livro. Tinha as calças grudadas no corpo e não parou de andar. Na verdade, acho que ele sentiu medo. Rudy Steiner ficou com medo do beijo da menina que roubava livros. Devia ter ansiado muito por ele. Devia amá-la com uma intensidade incrível. Tanto que nunca mais tornaria a lhe pedir seus lábios, e iria para sua sepultura sem eles."

- A Menina que roubava livros


"Vai chegar um dia em que todos vamos estar mortos. Todos nós. Vai chegar um dia em que não vai sobrar nenhum ser humano sequer para lembrar que alguém já existiu ou que nossa espécie fez qualquer coisa nesse mundo. Não vai sobrar ninguém para se lembrar de Aristóteles ou de Cleópatra, quanto mais de você. Tudo o que fizemos, construímos, escrevemos, pensamos e descobrimos vai ser esquecido e tudo isso aqui vai ter sido inútil. Pode ser que esse dia chegue logo e pode ser que demore milhões de anos, mas, mesmo que o mundo sobreviva a uma explosão do Sol, não vamos viver para sempre. Houve um tempo antes do surgimento da consciência nos organismos vivos, e vai haver outro depois. E se a inevitabilidade do esquecimento humano preocupa você, sugiro que deixe esse assunto para lá. Deus sabe que é isso o que todo mundo faz."

- A Culpa é das Estrelas


"Pensando bem” disse Bruno, olhando para Shmuel, “Não importa se eu lembro ou não. Eles não são mais meus melhores amigos mesmo”. Ele olhou para baixo e fez algo bastante incomum para sua personalidade: tomou a pequena mão de Shmuel e apertou-a com força entre as suas.
“Você é o meu melhor amigo, Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda” (…) Bruno ergueu uma sobrancelha, incapaz de compreender o sentido daquilo tudo, mas presumiu que tivesse algo a ver com a necessidade de manter a chuva longe e impedir que as pessoas ficassem resfriadas.
E então o cômodo ficou escuro e de alguma maneira, apesar do caos que se seguiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido a soltá-la."

- O menino do pijama listrado


"Eu não quero ser a paixonite de ninguém. Se alguém gosta de mim, eu quero que goste de mim de verdade, e não pelo que pensam que eu sou. E não quero que carreguem isso preso por dentro. Quero que mostrem para mim, para que eu possa sentir também."

- As vantagens de ser invisível 


"Na cama, à noite, enquanto penso em meus muitos pecados e em meus defeitos exagerados, fico tão confusa pela quantidade de coisas que tenho que analisar que não sei se rio ou se choro, dependendo do meu humor. Depois durmo com a sensação estranha de que quero ser diferente do que sou, ou de que sou diferente do que quero ser, ou talvez de me comportar diferente do que sou ou do que quero ser. Minha nossa, agora estou confundindo você também."

- O Diário de Anne Frank. 


"- Ele disse que eu era um tolo e não sabia o que era brincar. Eu respondi que tinha uma bicicleta e muito brinquedo. Ele riu e disse que tinha a rua e o cais. Fiquei gostando dele, parece um desses meninos de cinema que fogem de casa para passar aventuras."
- Capitães da Areia, Jorge Amado


"É uma espécie de doença. Primeiro você sente uma leve inquietação, uma diferença no seu estado de espírito. Você até tenta conter, tomar umas vitaminas, veste um agasalho; mas o vírus é perigoso. Quando atinge o coração, não tem escapatória. Em poucas horas você já está com todos os sintomas: mãos frias, pernas tremendo, olhos brilhando e coração acelerado. Ah, esse maldito vírus do amor!"

- Apaixonada por palavras


"E percebo.. que está tudo bem. Tudo bem se St. Clair e eu nunca formos mais do que amigos. Sua amizade sozinha me fortaleceu de uma forma que nenhuma outra conseguiu. Ele me tirou do quarto e me mostrou o que é ser independente. Em outras palavras, ele era exatamente aquilo que eu precisava. Eu não me esquecerei disso. E certamente não quero perder isso."

- Anna e o beijo Francês

6 comentários:

  1. Nossa, perfeitos. É incrível como cada uma parece querer nos dizer algo. amooo#

    www.mundogarota.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro as frases de pequeno principe, a culpa é das estrelas e ana e o beijo francês ! Seu blog é lindo demais cara ! Já te sigo :D
    Te convido a participar do meu grupo de divulgação do facebook http://www.facebook.com/groups/427842127299750/ http://meninasquaseinvisiveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Iana, isso é verdade e, melhor ainda é quando nós nos vemos em cada trecho, como se o próprio autor descrevesse algo de nós, não é verdade? Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Aléxia, eu amo "O pequeno príncipe" estou lendo o livro pela terceira vez, sem enjoar. "Ana e o Beijo francês" será uma das próximas resenhas do blog, já "A culpa é das estrelas", fiz uma resenha aqui http://blogsegredofeminino.blogspot.com.br/2013/02/livro-culpa-e-das-estrelas-john-green.html já chegou a ver? Tenho que reler o livro para ver se mudo minha concepção sobre ele rsrs Um Beijo flor.

    ResponderExcluir
  5. Sou louca para ler, o menino de pijama listrado! pecadosfeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Karina, esse livro foi um dos melhores que li. Você não irá se arrepender, indico muito. Beijos

    ResponderExcluir