7 de agosto de 2013

Um mês Pernambucando


Depois que viajei, nunca mais fui a mesma. Vivi momentos que jamais pensei viver. Conheci mais lugares na terra vizinha do que em minha própria cidade e, se me perguntarem: você já foi lá? A resposta é.. "fui"! "E na sua cidade, foi lá num sei onde? E só canto: nunca vi nem comi eu só ouço falar. 

São Paulo a terra da garoa e, quantas vezes disse que daqui não sairia? Eu, que amo sol, praia, mar, caldinho de camarão e acarajé. Sem pensar duas vezes, fiz as malas e parti. Um mês. Sem saber exatamente como seria tudo isso. Mergulhei de cabeça, sem máscara de oxigênio e como foi bom me afogar, reencontrar familiares, ser abraçada pelo afeto de todos ao ponto de não querer mais voltar. 


Vi calor e frio, seca e chuva. Coalhada e até café da manhã com bode. Aquele povo arretado que da boca não tira o "visse". Gente para cima, em que tempo ruim não existe e se tá de ressaca, tome mais um porre que passa. Povo que riam do meu sotaque, quando eu dizia que não tinha sotaque nenhum.


Vi faca chamada de peixeira, arquinho de cabelo de diadema e canjica de mangusá. Vi gente dançando sozinho no quintal de casa e cangaceiro na praia dizendo que aprendeu novos passos com lampião. De brega só ouvi a música, porque tem tanta gente estilosa e inteligente que quebrariam muitos preconceitos de gente de São Paulo que se acham o centro - mal sabem eles que não sabem de nada.


Vi apartamentos até casas de barro, gente que faz fuxico para sobreviver, outros que diz que o único defeito é gostar de forró e mais, pessoas doentes sorrindo porque ainda hoje podem viver. E me pergunto: Tem lugar melhor que esse? Não! 



Não fui eu quem abraçou Pernambuco, foi Pernambuco quem me abraçou e, isso só aprendi em um mês Pernambucando. E a cidade maravilhosa, desculpa Rio de Janeiro, são as daqui. 


Obs: Essa foi minha viagem meninas, a melhor viagem das minhas férias.


2 comentários:

  1. Que lindo texto *o*
    Adorei ....

    http://abrigo-da-saudade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. adorei as fotos, moro de vontade de conhecer pernambuco e seus arredores
    bjos...

    http://artesanatoeartesmanuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir