17 de março de 2015

História de Atibaia

Localizada em uma região de serras, a cidade de Atibaia foi explorada por antigos bandeirantes, que procuravam índios e minerais preciosos lá pelo século XVII. Em rotas longas que partiam de São Paulo a Minas Gerais, uma das primeiras paradas para descanso e abastecimento era justamente onde situa-se Atibaia, que grande interesse despertava por ser uma colina banhada por um rio.


Foi Jerônimo de Camargo que fundou uma fazenda de gado, e, além disso, uma capela sob proteção de São João Batista, no dia 24 de junho de 1665, data em que se comemora o aniversário da cidade. Outros padres, índios e exploradores foram encontrando o local, e de repente aquelas terras já eram paradas obrigatórias para o caminho até Minas Gerais. Consequentemente, começaram a se desenvolver. 

Somente depois de duas décadas, em 1864, que o título de município realmente chegou para o povoado. Em 1905, “São João de Atibaia” passou a chamar-se apenas “Atibaia”, como é conhecida a cidade até hoje. Sobre o nome, alguns especialistas afirmam que possuem diversos significados, entre eles rio da feitoria, rio alagado, morro dependurado, água saudável, revolta ou confusa. 

Apesar de tudo, as águas da região, tanto quando o ar que se respira, são aqueles tão procurados hoje em dia por muitos brasileiros, como uma verdadeira fonte de saúde. A realidade é que a partir da Proclamação da República, Atibaia começou a melhorar em diversos aspectos: instalações de redes de água, esgoto e luz elétricas, inaugurações importantes do Grupo Escolar José Alvim e do Hotel Municipal e a criação da primeira indústria têxtil.


E o desenvolvimento nunca mais parou. As ruas foram aumentando, o meio ambiente foi sendo ainda mais preservado pelos moradores, e a pequena vila de São João de Atibaia do passado, vista apenas como uma ‘parada’, se tornou uma moradia que encanta tantos olhos e corações, cada ano mais. A localização e acesso também chamam a atenção, já que está próxima de São Paulo, Campinas e no cruzamento de duas importantes rodovias – Fernão Dias e Dom Pedro I. 

Atibaia foi classificada, inclusive, como uma estância hidromineral, o que garante ainda mais divulgação do turismo presente. Com mais de 120 mil habitantes, a infraestrutura vem sempre atraindo mais visitantes e futuros moradores, além dos diversos aspectos naturais, opções de lazer, práticas de esportes de ecoturismo, e, principalmente, um ar sempre limpo – o que faz o local estar rodeado de natureza, paz, e uma qualidade de vida invejada. Para maiores informações sobre pousadas em Atibaia acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/atibaia/

*Este post é um publieditorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário