26 de maio de 2012

Sabonete em pedra x Sabonete em líquido


Eu sempre soube que o melhor a se usar era o líquido, mas eu não usava. Essa semana minha irmã trouxe um pra casa, (Lux Delícia de Macadâmia) baratinho, cheiro bom, experimentei e me apaixonei. Pelo cheiro, pela textura e por como ele deixou a minha pele depois do banho. Na embalagem tem "Para uma pele incrivelmente aveludada" Ok, não chega a ser isso tudo, mas é muito bom mesmo! Foi através disso que eu vim trazer pra vocês os benefícios do sabonete líquido.


1. O sabonete líquido tem maior potencial hidratante. Isso se deve principalmente devido ao processo produtivo. Na fabricação dos sabonetes em barra comuns, a massa é obtida através da reação de saponificação das gorduras animais com soda cáustica. Após esse processo são adicionados conservantes, corantes e o produto é prensado. Essa reação química resulta em um sabão de pH alcalino (em torno de 10,5) que deixa aquela sensação de pele repuxada após o uso. Como não precisam ficar sólidos, os sabonetes líquidos permitem a adição de ingredientes hidratantes e emolientes, o que resulta em um produto final com pH mais adequado ao da pele. Em geral, eles são feitos com produtos de baixíssima irritabilidade e, em sua maioria, possuem pH neutro ou fisiológico (levemente ácido, como a nossa pele em estado natural).

2. Rende mais. Imaginando o mesmo uso para os dois produtos, a versão líquida tende a durar mais. Isso porque ela não é vulnerável ao vapor do chuveiro (que derrete a barra) nem à água empoçada que fica na saboneteira.

3. Trata a pele. No sabonete em barra, a composição é limitada pelo pH alcalino que impede a ação de alguns princípios ativos. Já nos líquidos, pode-se acrescentar ativos hidratantes, extratos vegetais, vitaminas, proteínas, aminoácidos e tantas outras matérias-primas benéficas a pele. E em altas concentrações, em algumas versões.

4. Pode ser usado no rosto e no corpo. Um sabonete líquido, em geral, serve para limpar o corpo e rosto, sem prejudicar a pele. Já os em barra, jamais: eles precisam ser específicos e, de preferência, prescritos por um dermatologista.

5. A fragrância é mais suave. Devido à sua composição delicada, as fórmulas líquidas exigem uma quantidade menor de fragrância. Resultado: um aroma mais suave, que não interfere no uso do seu perfume.

6. Tem manuseio mais higiênico. Mesmo que seu banheiro seja usado por outras pessoas além de você, pode deixar o sabonete lá sem medo. Basta separar uma esponja exclusiva e tomar banho sem precisar ficar se preocupando em levar saboneteira ou tentando adivinhar se alguém usou seu sabonete.

7. Rende uma bela massagem. Como obriga o uso de uma esponja para ser espalhado pelo corpo, o sabonete líquido faz com que cada banho seja uma sessão relaxante. Deixe a espuma escorregar com calma e aproveite para fazer movimentos suaves comas mãos, aliviando o estresse. Utilize água morna, que também diminui a tensão, e evite prolongar demais o tempo no chuveiro, causando o ressecamento da pele.

8. Ele faz mais espuma. O uso da esponja e as matérias primas usadas na fabricação dos produtos líquidos levam à produção de mais espuma frescurinha indispensável naquele banho delicioso, depois de um dia pesado e cheio de problemas. Perca-se nas nuvens brancas do seu banheiro.

Acho que depois disso tudo você pode concluir que não há motivos para não querer ele né? Prestem atenção se ele vai servir pra o seu tipo de pele também ok? Isso é importante. Beijocas meninas :*



2 comentários:

  1. Sem dúvida prefiro o sabonete líquido, alem de tudo que vc mencionou é muito prático né!
    http://www.feminiceseafins.com/
    bjus!!

    ResponderExcluir
  2. Ah com certeza Rosangela, não tem pra onde, o líquido é a melhor escolha :) beijos — Bruna

    ResponderExcluir