13 de maio de 2012

Você se aceita?


Sabe uma coisa que me deixa super triste? A falta de auto-estima, de amor próprio, de aceitação das pessoas com elas mesmas. Eu penso assim: Quando a gente se ama, quando a gente gosta da gente, qualquer insulto, qualquer gracinha ou ofensa, torna-se menor, quando você é segura(o) de si, quando você gosta de si, o suficiente. Porque sempre vai ter alguém pra te colocar um defeito, sempre vai ter alguém que critica o que você faz, sempre vai ter alguém que vai te chamar de gorda, que vai colocar defeito no seu cabelo, por mais bonita que você seja.

Eu vejo tantas meninas se sentindo mal com a aparência, com o cabelo, com o tipo físico, se sentindo feia, falando que ninguém olha pra elas. Um conselho meu: primeiro você tem que se encarar diante do espelho. Não é olhar pro espelho e ir logo se desmerecendo, chorando, falando que é feia, que é uma baleia de tão gorda, não faça isso com você mesma. Você precisa ser sensata, e esquecendo um pouquinho o que os outros fala, você precisa perguntar pra si, o que não te agrada em você mesma, é completamente a sua opinião que vale mais. Você gosta de você assim? Se não gosta, o que você mudaria em você? É seu tipo físico? É sua aparência?

Contando a minha experiência de vida: "Eu também já fui insultada na escola, as pessoas falavam da minha cor, porque eu sou branquinha, falavam que eu era transparente... Eu parei e pensei: Ok, não vou fazer bronzeamento artificial pra agradar a sociedade, e pra ser bem aceita, estou satisfeita com a minha cor, eu sou assim e ponto. O que eu fiz? Eu passei a me arrumar mais, eu passei a cortar meu cabelo de forma diferente, a dar hidratação no cabelo, a fazer as unhas sempre. Passei a aprender mais sobre maquiagem, sobre dicas de como me vestir. Eu entrei na academia à quase um mês atrás, comprei suplemento, com o objetivo de ganhar massa muscular, de ficar mais "cheinha" (apesar de estar pouca coisa abaixo do peso). "

Mas, eu fiz isso tudo pensando em me sentir bem comigo mesma, e não pensando em agradar as pessoas que convivem comigo. Não tem porque você ser escrava do meio que você vive, imagina se cada coisa que as pessoas criticassem em você, você fosse lá e mudasse isso? É impossível se livrar das críticas, sempre vai ter quem te ache linda, e quem te ache horrível. É só manter a auto-estima em dia, cuidar de você, ter um pouquinho de amor próprio, porque todo mundo é perfeito de alguma forma.

2 comentários:

  1. Gostei muito do que li *-* realmente precisamos aprender gosta mais da gente, auto- estima é tudo, se a gente nao gosta da gente quem vai gostar? Também já tive várias experiencias na escola.Na infância era gordinha e o povo me chamava de -TITANIC- por causa do tamanho da barriga, e eu me sentia mal, eu mudei mais nao por eles mais sim por mim, nao que hoje eu seja magérrima, pelo contrario sou normal e gosto do meu corpo por mais que algumas pessoas ainda critica. As criticas sempre haverão, nao importa a situação!

    ResponderExcluir
  2. Super concordo com o que você disse, Anônimo. O importante é a gente gostar da gente, o resto é apenas opinião dos outros :D
    — Thamy

    ResponderExcluir