18 de janeiro de 2013

Papo de blogueira: Começando um Blog


Venho aqui atender o pedido de algumas leitoras do Blog, que gostariam de ler sobre dicas de como criar seu próprio Blog. Já aviso a vocês que, vou passar um pouquinho de tudo que eu aprendi em 1 ano sendo blogueira, mas, não sou profissional, rs. Sei que preciso melhorar bastante ainda, mas faço tudo com amor, e acho que isso é o suficiente por enquanto. Não vejam o que eu escrever aqui como verdades absolutas, e sim como um guia, de acordo com a minha experiência, e assim, apliquem nos futuros Blog's de vocês. 

Bem, vamos lá. Para você que resolveu criar um Blog agora e não sabe o que fazer pra divulgar, pra conseguir leitores, pra fazer o Blog crescer, etc. Vou separar os assuntos por posts, porque são realmente muitos! Enfim, vamos às dicas:


O nome do Blog

Diante tantos Blogs sobre beleza, moda, maquiagem e feminismo, é realmente difícil  ter um Blog original e diferente de todos os outros. Você precisa, antes de tudo, pensar no nome para o Blog, tem que ser a sua cara, sabe? Tem que ser a sua marca e tem que ter a ver com tudo o que você pretende postar no Blog. Não adianta você ter um Blog que se chama "Bonecas maquiadas" se o seu Blog não falar sobre maquiagem, assim como não faz sentido colocar o nome "Esmaltes da Vitória" se o seu Blog não falar sobre esmaltes e unhas. Enfim, acho que deu pra entender, né? Não aconselho muito usar nomes em inglês, nomes de música por exemplo, porque é difícil das leitoras decorarem e lembrarem do nome do seu Blog. Depois de escolher o nome, procure na internet se já existe um Blog com aquele nome, caso não exista, ótimo! Mas, caso já exista, desista e pensa em outro nome.

A URL do Blog

A URL nada mais é do que o endereço do seu Blog. Após escolher o nome, você deverá escolher um endereço para ele, de acordo com a disponibilidade do blogger. Não aconselho a usar, de jeito nenhum, números e traços na URL, porque não fica uma coisa profissional, sabe? Pense comigo, um Blog que tem URL "camillamakeup.blogspot.com" e "camilla-makeup07.blogspot.com", perceberam o quanto faz diferença? O "camillamakeup.blogspot.com" tem mais presença e é mais impactante o que o outro, além de ser mais fácil das leitoras lembrarem e voltarem no seu Blog, caso gostem. E não se preocupe, você poderá mudar sua URL futuramente, caso queira mudar o nome do Blog.

Sobre o que você vai escrever?

Você tem que pensar, no momento em que tiver escolhendo o nome e a URL do Blog, se eles se encaixam com tudo o que você quer escrever. Eu sugiro que você faça uma lista sobre o que quer falar no Blog,  faça uma listinha sobre o que você mais gosta de falar. Exemplo: quando o Segredo Feminino foi criado, nós pensávamos em escrever sobre tudo, tais como "maquiagem, tendência, esmaltes, moda, homens, sexo, dia-a-dia, músicas, textos" por isso colocamos esse nome, porque é algo que engloba todos esses assuntos. E lembre-se, o nome e a URL tem que ter a ver com os assuntos tratados.

Bem, esses foram os tópicos de hoje meninas, qualquer dúvida eu espero poder ajudá-las! É só deixar a pergunta lá no ask.fm/SegredoFeminino que eu prometo que responderei! Ou, em caso de sugestões do que vocês querem ler mais nessa tag, podem comentar aqui no post mesmo. Espero ter ajudado, semana que vem tem mais um post nessa nova tag! Beijinhos.

32 comentários:

  1. Adorei Thamy, fiz um blog com uma amiga minha e ela colocou o nome como "oque acontece depois do acontecido" era muito confuso e acabou não dando certo, vou criar outro blog agora e espero que seja de sucesso assim como o seu, entre outros (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê certo Beatriz, rs. Faça à sua maneira, o segredo é ter a sua cara, sabe? Vai ficar bom sim :D
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Muito obg aprendi muito com vc. Dá uma olhada:

    http://blog-da-cauane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Cauane! Fico feliz que tenha te ajudado, rs.

      Excluir
  3. Olá conterrânea,eu pretendo e quero daqui pra o começo de 2014,criar um blog que fale de tudo um pouco,assim como o seu,e eu já procurei e pensei muito em nomes para o mesmo,mas nada me agrada,ou seja quero uma coisa que fique fácil de lembrar ,mas que seja único, minhas ideias se esgotaram,amei teu post,e sem querer muito ,mas querendo, "me ajuda" (rsrsrsrs)...(a galera que ler e quiser me ajudar ,responde tbm)Bom Thamy,eu tbm sou maquiadora ,esteticista e designer de sobrancelhas...gosto muito web designer e etc...bom,seria blog pra contar mais o cotidiano,o que estou fazendo e onde vou e coisitas mais,me help,please!!! Kiss,kiss!!! (Muuuuáaaa)!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Môny! É difícil te ajudar a pensar em um nome específico, porque o meu gosto pode não ser o seu! Mas, como você mesma disse, que é maquiadora e tal, acho que deveria focar nos seus trabalhos, postar maquiagens que já fez em clientes, postar tutoriais, e focar no que você mais gosta, para poder escolher um nome que tenha a ver com o conteúdo do seu futuro blog, focar em algo que você entenda mais pra falar, sabe? Espero que tenha ajudado linda! Beijinhos :*

      Excluir
  4. Oh linda, me ajudou bastante sobre o que postar no meu
    blog...só tenho uma dúvida quanto a imagens,por exemplo de famosos pq ás vezes o poster tem tudo a ver com uma foto,mas seria plágio?me ajude..bjss
    http://habilidadesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então, eu acho legal pegar imagens da internet sim, até porque não dá pra você ir lá tirar uma foto da celebridade pra fazer um post autoral, né? Vamos combinar, rs. Então, é legal colocar a foto, e abaixo dela colocar a fonte, de onde tirou etc, só por desencargo da consciência mesmo! Espero ter ajudado, beijinhos!

      Excluir
  5. olá , amei as dicas , senhoritadeallstar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoreii as diicas, ajudou muiito! Bjinhos..

    ResponderExcluir
  7. Ameii as dicas... me ajudaram bastante, apos ler vi que o nome do meu blog estava muito extenso, agora o nome é Princesinha Luxuosa (ainda esta meio comprido mas melhorou muito)!! (Link do meu blog: www.princesinhaluxuosa.blogspot.com ) ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu te ajudei em algo, fico feliz :3

      Excluir
  8. Amei suas dicas linda ! Antes não sabia como criar um blog, mas aprendi muito com você.
    Se quiser pode dar uma olhada no meu blog : papodadudinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Thamyres, adorei esse post. Criei um blog hoje e estou meio confusa. Depois dê uma olhadinha lá: http://chegaramosdezesseis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Que legall!!! Adorei as dicas!!!

    http://umagarotalevada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oieh thami amei o seu blog faz um tempinho que eu fiz meu blog eu fiz no wordpress mas é eu mudei o nem do blog e não sei como mudar URL me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah eu não sei mexer com wordpress não :/ Se não eu ajudava, juro.

      Excluir
  13. Olá amei as dicas , obrigada http://apos16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. oii estou começando agora, e adorei as dicas !! *---*

    http://girlatualizada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei suas dicas!
    Vou criar o meu. :D
    Espero que dê certo! 👏😌😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom querida!
      Também espero que dê certo, não desista <3

      Excluir
  16. visita meu blog? http://tutorialrapidinho.blogspot.com.br/ obg <33

    ResponderExcluir
  17. Olá, já comecei vários blogs mas no período em que minha vida estava nunca consegui dar continuidade, mas tenho esse aqui

    http://minhadoceaurora.blogspot.com.br/

    me fala o que acha?? eu amei o post, mesmo! muito bom para todas que desejam ter um blog um dia, ou que acabaram de começar! no meu caso eu estou recomeçando, foi muito bom, obrigada mesmo, beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!
      Eu espero que você possa recomeçar com o pé direito, haha. Então, como você pediu, eu faria 3 coisinhas pra melhorar o seu blog:

      - Um layout mais elaborado (ou você paga por um ou coloca um free)
      - Fotos em tamanho padrão e maiores
      - Texto justificado

      Excluir
  18. Olá, adorei o blog. Em base deste e de outros posts comecei o meu com alguns amigos,gostaria de pedir sua opinao. Entao a convido para conhecer o blog https://nadap0pular.wordpress.com/ .
    Espero que goste !! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oiiiii ,teu blog é uma super inspiração pra mim eu sempre acompanho e adoroooo, tomei coragem e criei o meu ! Espero que dê certo kkk
    Quem quiser da uma olhadinha: http://tudoodebella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. ola ja montei um blog e gostaria de falar sobre mim o que eu posso colocar?

    ResponderExcluir