12 de março de 2013

DIY: Tingindo short

Sabe quando você tem um short colorido e sua mãe acidentalmente mancha-o com água sanitária? Pois é, foi o que aconteceu com o meu short azul, que é um xodozinho. Ela manchou no bolso, e pra não ficar com um short manchado que todo mundo saberia que tinha sido água sanitária, eu resolvi terminar de manchá-lo propositalmente, e o resultado foi esse abaixo:


Só que, não sei se dá pra perceber, não ficou branco com manchinhas azuis, ficou um branco meio amarelado, e eu não curti muito. Então, minha mãe que tava acostumada a tingir roupas, me deu a ideia de tingi-lo novamente, pra ele ficar mais azul, comprei a tinta que ela mandou e "mãos à obra", aproveitei pra fotografar o passo-a-passo pra vocês! Bora conferir?


1. Primeiro coloque o short com um pouco de água dentro de um balde (que possa sujar, tá meninas?) ensope o short e depois torça-o para tirar o excesso da água. Jogue a água do balde fora.  


O ideal seria comprar uma tinta Acrilex para tecido, mas não tinha da cor que eu queria (Azul Turqueza) dessa marca, então comprei da Mercur mesmo, o importante é ser tinta de tecido! Custou R$ 1,80 na libraria aqui perto.


2. Despeje a tinta em um recipiente (que possa sujar com tinta).


3. Coloque um pouco de água na tinta e mexa bastante. Lembrando que, quanto mais água, mais fraca a cor vai ficar, quanto menos água mais concentrada a cor.


4. Despeje o short na tinta, fazendo a tinta molhá-lo bastante. Cuidado pra não deixar nenhum lugar sem tinta! Depois de ensopar o short na tinta, torça-o o deixe o excesso da tinta cair no mesmo recipiente (essa mão é da minha mãe, ela tava fazendo por mim para eu poder fotografar, rs).


5. Com o short torcido, despeje a tinta que sobrou no short, fazendo escorrer (lembre de deixar o balde embaixo pra não sujar tudo).


6. Torça o short e retire o excesso da tinta novamente.


7. Deixe-o secar no sol, e pendure-o no varal do jeito que está na foto, torcido, pois o sol vai queimar a tinta em certos lugares, e em outros não, e é isso que vai causar o efeito manchado, onde o sol queimar vai ficar mais claro, e onde não, vai ficar mais escuro.

8. Após secar completamente, coloque o short no amaciante, esfregue levemente (a tinta não vai sair, é só por precaução) torça-o e pendure no varal de forma normal, não precisa pendurar torcido.


9. Depois de secar e passar ferro o short ficará mais ou menos como está na foto, todo manchadinho e super lindo! Você pode customizar com taxinhas, spikes, etc, ou deixar só tingido mesmo, vai do seu gosto!


Então meninas, vamos lá colocar as "mãos à obra" também? Pega aquele short que você já cansou dele, ou que está manchado também, eu só gastei R$ 1,80 na customização desse, que foi o valor da tinta, e só! Vamos reutilizar nossas roupas e fazer nossa moda, rs. 

4 comentários:

  1. Que lindo que ficou! :)

    Thamy, por favor, me ajuda dando uma olhada no meu blog : cirandadegarotas.blogspot.com =D Estou no começo e sua ajuda é fundamental!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabela :D

      Tentei olhar seu Blog gatinha, mas deu conteúdo indisponível ou removido, enfim :/
      Beijo :*

      Excluir
  2. Querida adorei! parabéns pelo blog, muito arretado. Vou fazer no short branco da minha filha. Adoro trabalhos artesanais e customização,tenho uma loja no elo7: www.patyfazendoarte.elo7.com , quando puder, dá uma olhadinha. Bjs Paty!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Paty! Faz mesmo, fica super estiloso e ninguém terá um exatamente igual, rs. Gostei bastante da sua lojinha, também adoro trabalhos artesanais! Beijos querida :*

      Excluir