4 de julho de 2016

Sobrevivendo ao TCC

Olá meninas, esse post é especialmente para quem assim como eu está fazendo faculdade (ou pretende fazer um dia) e está passando pelo tão temido TCC: Trabalho de Conclusão de Curso (ou vai passar, né?). O principal motivo do meu sumiço aqui do blog foi este, estou no último ano da faculdade, daí juntou estágio + TCC e eu não consegui conciliar tudo isso com o blog. Vim dar algumas dicas para quem está passando por isso, são coisas simples mas que fizeram toda a diferença pra mim. Na minha faculdade o TCC é divido em duas partes, ou melhor, dois semestres, esse pelo qual eu passei, construí todo o projeto e a fundamentação teórica, e até agora eu segui algumas dicas: 


Escolha do tema

Desde o começo ouvi de uma professora que o TCC é quase um filho, precisa ser cuidado por um ano inteiro, então é melhor escolher um tema no qual você se interesse e goste muito, afinal, você vai ler e escrever sobre isso durante um tempão, se for algo chato você vai se estressar muito e não vai ter prazer algum em escrever. Além do mais, quando você acredita no seu "produto" é muito mais fácil de "vendê-lo", dessa forma, gostando do seu TCC será muito mais prazeroso defender a sua ideia para a banca. 

Utilize bem suas férias

Pesquise bastante sobre o seu tema, pense e repense se é isto mesmo que você deseja, procure ler artigos, livros e pesquise principalmente outros projetos que tenham a mesma linha de pesquisa do seu, claro e óbvio que nada pode ser plagiado, mas ver trabalhos na mesma área ajuda muito a saber principalmente se é por este caminho que você deseja ir. Além do mais, eu mandei e-mail para professores durante as férias (e torcer pra eles responderem, rs) falando sobre o meu tema, e eles me ajudaram muito a concretizar a minha ideia. Quando o período começou eu já tinha o tema pronto. 


Escolha do orientador

Na faculdade nós precisamos sim nos apoiarmos nos "grandes", tanto nas grandes autores para fundamentar a nossa pesquisa, como nos grandes professores para nos orientar no TCC. Escolha bem o seu orientador, porque é ao lado dele que você vai passar todo o ano, e é ele que irá lhe ajudar a desenvolver todo o projeto. Além do mais, ele tem que se interessar e dominar a área que você escolheu para pesquisar. 

Imponha metas

É legal que você coloque metas para escrever sua pesquisa, por exemplo, dia x precisa estar concluída a parte x. Outra dica é dividir o tempo de entrega que você tem pela quantidade de páginas que precisam ser escritas, daí você estimula uma meta de por exemplo, escrever três páginas por dia. Não importa o caminho desde que você entregue tudo dentro do prazo


Recompense a si mesmo

Eu banquei a mãe de mim mesma enquanto estava escrevendo o TCC, eu usei uma coisa que eu gosto bastante para me recompensar: séries. Eu sentia muita vontade de assistir, mas eu também tinha a obrigação de escrever se não a pesquisa não andava, então eu escrevia três páginas, por exemplo, e assistia um ou dois episódios de uma série que eu gosto, dessa forma o projeto andava e eu não me estressava. 

Descanse bastante

Chega um momento em que você não consegue mais escrever e a mente trava mesmo, não se desespere, acontece com todo mundo. Nesse momento procure descansar, não adianta se desesperar e escrever qualquer coisa, durma, faça uma caminhada, assista série, veja um filme, faça uma coisa que você gosta, e depois quando a mente desopilar você volta à pesquisa. Sua mente precisa desse descanso, é saudável.

2 comentários:

  1. Estou quase passando por isso. Ano que vem será o ultimo na faculdade e já estou ansiosa haha Ainda não comecei o meu, pelo incrível que parece estou muito tranquila kkkk

    Parabéns pelo blog e pelo post *-* Estou te seguindo aqui :*
    Vem conhecer o meu cantinho: Cantinho da Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA, eu também tava bem tranquila, e é importante, ajuda muito. Mas infelizmente uma hora ou outra, por uma coisa ou outra, a gente acaba se estressando :/ Boa sorte Mari!

      Obrigada querida, vou visitar sim :D

      Excluir